quarta-feira, julho 13, 2011

EXPEDIÇÃO SUIÁ-MISSÚ / JARINAH

As duas embarcações, unidas por dois braços de madeira. Engenhoca inventada por Sergio para dar maior estabilidade aos barcos nos grandes rios da região.

Faz um ano que o incansável Sergio Vahia vem fazendo os preparativos para uma nova expedição pelo Xingu. O projeto é sair da aldeia dos índios Suiás, dos quais Sergio foi o segundo branco a fazer contato no dia seguinte aos irmãos Villas Boas, história que já foi contada aqui em nosso blog em artigo anterior.


A expedição será dividida em duas partes, fazendo parte da equipe Sergio Vahia, Paulo Castilho, Odone Ferrão e um dos filhos do cacique Kuiuci. Sairemos da aldeia Suiá pelo rio Pacas, entraremos no rio Suiá Missú, que desemboca no rio Xingu, onde subiremos até a aldeia dos índios Trumais e depois desceremos até o posto de Diauarum. Alí faremos contato com o amigo Percinoto, no Rio de Janeiro, que se unirá a nós na balsa próxima a São José do Xingu, de onde partiremos para a segunda parte da expedição.

Braçadeira para prender as madeiras nos barcos... projetada e executada por Sergio Vahia.

A SEGUNDA PARTE - Da balsa iremos até uma outra aldeia dos índios Trumais, cujo cacique é Ararapan. Alí entraremos pelo rio Jarinah, que ficou conhecido após o acidente com o avião da Gol, cuja queda foi notada pelo gerente da fazenda Jariná. Passaremos bem próximos de onde a FAB abriu clareira para recolher os destroços da aeronave.


Descendo pelo Jarinah chegaremos ao rio Xingu, próximo das corredeiras de Von Martius e onde ficava a antiga aldeia de Rauni.

Após a remarcação do Centro Geográfico do Brasil, feita por Sergio Vahia em 2008 (ver artigo neste blog), Rauni resolveu mudar sua aldeia para a região, que é bem mais saudável que a anterior.

Base para colocação do motor 15HP, que será usado somente nas subidas de rio. A maior parte do percurso será feita com a utilização de remos.

Saindo do rio Jarinah, subiremos pelo Xingu até o ponto da picada que dá acesso ao Centro Geográfico (e onde fica a nova aldeia). Visitaremos o local e depois subiremos novamente até a balsa. Percorreremos 800km por rios.

Presentes já embalados e divididos por aldeias.

Nossa saída está programada para amanhã, 14 de julho de 2011, com previsão para término de 60 dias. É possível fazer todo o percurso em no máximo um mês, mas não é o intuito de nossa equipe. Faremos a viagem de maneira tranquila, remando poucas horas por dia e aproveitando ao máximo nossa estadia na região. Visitaremos aldeias, para as quais estamos levando muitos presentes.

Motor 15HP.

Um artigo com mais detalhes será postado aqui no meu retorno.

Material de pesca que será doado pelas aldeias por onde passaremos.

Tachos de alumínio, de grande utilidade para os índios.

Linhas para trabalhos manuais.

Gêneros alimentícios, que também serão doados para os silvícolas. Mais de 500kg!!!!

Caixas de mantimentos, que serão usados por nós durante a viagem. A idéia é usar o mínimo possível de comida da região (caça e pesca).