sexta-feira, setembro 18, 2020

BIBLIOTECA DE SERGIO VAHIA

 

Um livro raríssimo, esgotado há tempos. Um oferecimento de Sergio Vahia.
Disponível para download.


O BRASIL CENTRAL
Dr. Karl Von Dein Steinen
Companhia Editora Nacional - São Paulo

DOWNLOAD

EXPEDIÇÃO DE 1884 PARA A 
EXPLORAÇÃO DO RIO XINGU

Livro de primeira ordem, pela riqueza de dados e de informações, este, de Karl Von Den Steinen, sobre o BRASIL CENTRAL, que é surpreendido por um observador metódico e penetrante e estudado sob os mais diversos aspectos. É uma longa narrativa da expedição alemã que se realizou em 1884,, para a exploração do rio Xingu, e de que fazia parte o físico Clauss, Whlhelm Von Den Steinen, pintor e Karl Von Den Steinen, médico, a quem coube, no programa de investigações, o estudo antropológico e etnológico das tribos visitadas. Essa viagem, - a primeira que fez ao Brasil, Von Den Steinen, - teve como ponto de partida a foz do La Plata e como ponto final a do Amazonas, no Pará, com escalas por Corumbá e Cuiabá, em Mato Grosso, de onde a expedição partiu em 1884, alcançando o Pará em fins de outubro.Não há uma página que não desperte interesse ou que se leia sem proveito, nessa obra fundamental.



VIAGEM AO XINGU
Henri Coudreau
Livraria Itatiaia Editora Ltda

Download gratuito

Para este livro, escrito em 26 de novembro de 1896, Henri Coudreau, um desses apaixonados pelas coisas do Brasil, precursores dos brasilianistas, que aqui vieram, viram e escreveram, pede "a indulgência ao leitor", alegando ter sido escrito com certa pressa. A bem da verdade: em menos de um mês. Nem sempre, porém, a pressa é inimiga da perfeição.

Pois o que o leitor de hoje terá a responder é que não há desculpa alguma a ser concedida, pois estamos em face de um livro de impressionante vivacidade, abridor de clareiras e perspectivas, ainda atualmente válidas para o estudioso dos problemas amazônicos, que chegaram a assustar Humboldt.


Nenhum comentário:

Postar um comentário