sábado, setembro 06, 2025

GUERRILHA DO ARAGUAIA

 


GUERRILHA DO ARAGUAIA
RELATO DE UM COMBATENTE
(Para fazer download do livro, entre em contato pelo e-mail hqpoint@gmail.com)

Licio Maciel

"Seu nome é sacrifício. Por ofício desprezam a  morte e o sofrimento físico. Seus pecados mesmo são generosos, facilmente esplêndidos. A beleza de suas ações é tão grande que os poetas não se cansam de a celebrar. Quando eles passam juntos, fazendo barulho, os corações mais cansados sentem estremecer alguma coisa dentro de si. A gente conhece-os por militares."

Esse relato diz respeito principalmente ao que vivenciei no comando de um pequeno grupo de operações de informações e combate, único que operou durante todo o período de luta no Araguaia, deixando um legado incontestável de combates leais, limpos e decisivos. É sabido por todos que o militar convive com o risco de danos físicos ou morte, seja nos treinamentos ou na guerra. É um fato permanente de sua profissão. O exercício da atividade militar, por natureza, exige o comprometimento da própria vida. O juramento militar não é, portanto, mera figura de retórica. Se morrer no combate faz parte de sua profissão, matar inclui-se com muito mais razão. 

Embora a guerrilha do Araguaia tenha sido um "fato irrelevante", comparada ao valor de um Exército altamente profissional, era necessário neutralizá-la, reconduzindo ao bom caminho da legalidade os brasileiros iludidos por uma ideologia vergonhosa e apátrida. Escrever sobre toda a luta daria um verdadeiro compêndio, o que não é de meu feitio nem competência, muito menos minha intenção. Cito fatos, descrevo ações, faço comentários à luz da lógica, tão somente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GUERRILHA DO ARAGUAIA

  GUERRILHA DO ARAGUAIA RELATO DE UM COMBATENTE (Para fazer download do livro, entre em contato pelo e-mail hqpoint@gmail.com) Licio Maciel ...