sábado, maio 08, 2010

CÓRREGO CASCAVEL

Ponto de erosão - mais de 40 metros de largura

Agredido em sua nascente pela construção "irregular" de imóveis, enfrentando problemas de desmatamento e erosões, o córrego cascavel tem sido foco de atenção nos últimos anos. Após a construção do Parque Cascavel, parece que agora teremos a construção de uma marginal em suas margens.

Visão sobre a ponte da Av. T-63

Certa vez, há tempos atrás, a obra de um motel, que fica na cabeceira da nascente do córrego, havia sido embargada. Segundo noticiarios da época (televisão e jornal) a sua construção prejudicaria a nascente. Eu pergunto (uma vez que perguntar não ofende): alguém sabe qual foi o final da história? Mudaram a nascente de lugar ou "quem" levantou a questão de que a obra prejudicaria o córrego estava enganado? Seria interessante contar o final desta história aqui, uma vez que nosso objetivo é registrar esses detalhes históricos.



Antigos muros de contensão, desabados quase que por completo.


Um ponto que requer muita atenção é sob a ponte da avenida T-63. Após vários anos sem manutenção, as muralhas de contenção que haviam sido construídas no local cederam e o barranco veio abaixo. mas isto não aconteceu em apenas um dia, o problema vem se arrastando por anos.



Pedras e terras para recuperação dos barrancos.

Em visita ao local, pude perceber que existe uma intenção de resolver o problema naquele ponto, pelo menos é o que indica as terras e pedras jogadas no local. Vamos acompanhar e ver em quanto tempo será feito o trabalho de recuperação de suas margens.


A grande quantidade de pedras e entulhos no leito do córrego desviou as águas para a margem esquerda, desmoronando o barranco e ameaçando imóvel próximo dalí.
Trabalhos de manutenção e recuperação não teriam evitado que tal problema chegasse a esse ponto? De uma coisa eu tenho certeza, pelo menos custaria bem menos para os cofres públicos.