Localizada no município de Niquelândia-GO, a lenda diz que a Lagoa Azul não tem fim. Moradores contam que já lançaram uma âncora, com 350 metros de cabo, e não acharam o fundo.
O solo no fundo da lagoa é de rocha calcária, formada 1 bilhão de anos atrás. No subsolo existem cavernas que os geólogos chamam de Dolina, uma depressão no solo formada pela dissolução química das rochas calcárias abaixo da superfície. Provavelmente houve essa ação no local e o teto da caverna desabou fazendo com que a lagoa se formasse. A água vem diretamente do lençol freático. O que se vê é uma espécie de funil invertido... a maior quantidade de água está no fundo.
Os moradores da região chamam a lagoa de Chupa-Chupa, porque não tem nada que pare em cima da água. Se uma pessoa se afogar ali, o corpo será puxado para o fundo. Para provar isso, nosso guia Zezé cortou uma folha de Buriti e a jogou na água, em questão de minutos ela afundou.
A uns dois quilômetros dali fica a nascente do rio Castelão, onde existe o Camping Recanto Castelão, de propriedade da fazenda do Sr. Israel Peixoto.
O rio Castelão, um dos formadores do lago Serra da Mesa, tem águas límpidas e cristalinas, provavelmente vindas do lençol freático subterrâneo que forma a Lagoa Azul.
ASSISTAM O VÍDEO, DEIXEM SEU LIKE E SE INSCREVAM, POR FAVOR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário