sexta-feira, novembro 16, 2007

SEGUNDO CONTATO COM OS ÍNDIOS SUIÁS


1958/2008
SEGUNDO CONTATO COM OS INDIOS SUIÁS - 1959

por Sérgio Vahia de Abreu

Em Meados de agosto, na época da desova dos tracajás (espécie de tartaruga pequena), mais uma vez, fiz em 1959, sozinho, excursão particular ao rio Xingu.

O acesso àquela região era somente feito através dos dois campos de pouso da FAB, situados no rio Kuluene, rota do Correio Aéreo Nacional – CAN. O ingresso naquela área só era permitido com autorização extremamente restrita da FAB, da Fundação Brasil Central – SPI.

A estrada mais próxima do Alto Xingu distava alguma centenas de quilômetros, bem como qualquer tipo de civilização.

Naquele ano, a minha incursão foi bem melhor que as dos outros anos, pois utilizei um avião só para mim.

No ano anterior (1958), durante a expedição ao Centro Geográfico do Brasil (VIDE INFORMAÇÃO DETALHADA NO RELATO DA EXPEDIÇÃO AO CENTRO GEOGRÁFICO DO BRASIL) tratei, no Xingu, com os índios jurunas – meus conhecidos de outras viagens – a construção de uma canoa, em troca de um rifle 22 e 2 caixas de balas. Ela me seria entregue no outro ano (na época da desova dos tracajás).

Meu conhecimento e amizades na FBC (órgão federal de desbravamento) foram iniciados em 1943, quando meu pai – Dr. Vahia de Abreu – era médico da expedição Roncador-Xingu, entre 1943 a 1950, a qual modestamente freqüentei por anos e que me proporcionaram inúmeros favores tais como passagens aéreas, remessa de gasolina, de cargas etc.

Paralelamente, tinha também amigos e bom conhecimento na FAB, principalmente no setor “ROTA Rio-Manaus”. Essa rota, na verdade, era um departamento que tinha como finalidade “semear” campos de pouso entre aquelas cidades, única ponte aérea para os Estados Unidos.

Em vista dessas circunstancias, obtive, em 1959, uma concessão especial da F.B.C. quando o seu presidente, Dr. Retto, cedeu-me o pequeno avião Cessna 170-PP-BULL para uma viagem ao Xingu, como e quando eu bem desejasse.

O vôo de aproximadamente 2h40min foi pilotado pelo amigo “Chico Doido” (Francisco Milhomem). Por medida de segurança, o vôo era sempre feito em cima de algum rio. Primeiro, voamos sobre o rio Sete de Setembro. Depois, foi a vez do Kuluene e por último o Xingu.

Saímos de Xavantina e aterramos na confluência do rio Suiá-Missu com o Xingu, lugar conhecido como Diauarum (onça preta na língua dos índios). Posto da FBC há muito tempo abandonado, mas com boa pista de pouso.

Marquei com o Chico o dia exato da volta: 1 mês e meio depois. Daquele posto, a civilização mais próxima distava alguma centenas de quilômetros – o campo da FAB no rio Kuluene (Campo do Jacaré).

A carga levada estava limitada ao meu peso (75kg), gasolina (120kg), motor de popa (18kg), uma panela de pressão e sacarina, em vez de açúcar, devido o peso. Quanto à comida, a carga estava bem limitada (pequena quantidade de farinha, sal e alho), sendo caça e pesca a alimentação básica. Nessa temporada há muito ovo de tracajá.

O motor, velho expedicionário de muitas viagens, um Arquimedes de 2 ½ HP, simples e robusto, praticamente nunca enguiçava, consumindo menos de 1 litro por hora.

Do ponto de vista de satisfação pessoal, estava “rico”. Dispunha de tempo e gasolina à vontade e uma natureza exuberante e virgem pela frente, só para mim... que egoísmo!!! Nada programado. Só andar à toa, caçando e pescando (religiosamente só para meu sustento).

Desci o Xingu sozinho, passei pelas aldeias jurunas, subi o rio Manitsauá-Missu até o seu afluente Arraias, em cuja confluência havia, e ainda há, uma aldeia kajabi. Lá encontrei o adolescente Pionim (quase “cria” do Orlando Villas Boas). Muito vivo, simpático, meu conhecido do tempo da expedição do centro Geográfico (1958), quando convivemos por quase um ano. Convidei-o para ‘vagabundear’ umas semanas. De pronto, aceitou.

Subimos o Arraias por mais duas semanas, até ele ficar bem raso e o motor não conseguir mais. Mata seca, águas límpidas, lenha farta, muita caça e pesca e onças esturrando, mosquitos zero. Eu as imitava esturrando até elas se aproximarem bem. Aves piando, diversos tipos de macacos que nos visitavam quase diariamente. Desde jovem, fui um razoável imitador de bichos. Estávamos na própria sucursal do paraíso.

Após algumas semanas, voltamos para a aldeia. Pionim já em casa, ficou. Continuei só Manitsauá-Missu abaixo.

Na aldeia dos jurunas, no Xingu, não sei por que, resolvi visitar os suiás. Já sabia o “endereço”. Explico adiante.

Os jurunas se entusiasmaram com a idéia e dois deles resolveram ir comigo. Foram, porém, levando suas mulheres. Juruna não larga mulher para nada. Egoístas.

Mais ou menos nos meses de maio e junho daquele ano (1959), os irmãos Villas Boas (Orlando e Cláudio) contataram os índios Suiás, outrora temidos, há décadas arredios e sumidos. Nesse contato Orlando tirou várias fotografias, cujos rolos de filmes foram a mim endereçados no Rio de Janeiro com uma cartinha (que tenho até hoje) pedindo para revelar o filme “em segredo” e mandar de volta os negativos. Nessa carta me foi revelada a localização da aldeia suiá.

Nessa empreitada, foi usada a interferência dos jurunas que naquela época estavam se aproximando dos suiás, depois de décadas de animosidades, com mortes e seqüestros de mulheres e crianças. A razão da aproximação era o fato de os kajabis, antigos caçadores de cabeças, estarem se deslocando da bacia do rio Teles Pires para a do Manitsauá-Missu, causando certa apreensão. Assim, uma aliança com os suiás era medida inteligente do ponto de vista estratégico.

Parti Xingu acima com os dois casais de jurunas. Passei pelo Diauarum e subi por uns dois dias o rio Suiá-Missu.

Na confluência do rio Contissi-Missu há uma pequena ilha onde estavam acampadas umas três ou quatro famílias de Suiás.

Na época da seca (maio/setembro) as águas baixam. Tudo seco, sem mosquito e fartura de peixe. Os índios aproveitam essa bonança e se espalham pelo paraíso em pequenos grupos.

Nos apresentamos. Por sorte, os dois jurunas, depois de conversarem com uma velha suiá, concluíram que eram parentes. Ela se lembrava um pouco da língua juruna, pois fora roubada quando criança. Muitas perguntas sobre parentes vivos ou mortos. Choraram bastante. Foi uma cena comovente. Aí, os suiás disseram que estavam muito brabos com os caraíbas (brancos), pois deixaram feitiço na aldeia. Com gestos e mímicas deram a entender claramente: dor de cabeça, dor no corpo, tosse, febre etc. Era gripe.

Falei que tinha feitiço contra aquilo tudo (penicilina e xarope para tosse). Eu ia de qualquer maneira à aldeia. Os jurunas, com medo, não foram. Ficaram.

Como as águas estavam muito baixas, no auge da seca, não pude viajar de motor. Parti com mais dois suiás numa canoa de casca de jatobá, que calava uns três dedos na água. Remamos o resto da tarde e quase a noite toda. Água rasa e cristalina. Havia uma infinidade de peixes. Era comum empurrarmos a canoa. Fiquei só de camisa. O banco e a posição muito incômodos.

Muito tarde da noite chegamos então a um barranco, porto da aldeia, com o corpo todo “quebrado”. Estava completamente inocente. Os meus acompanhantes começaram a dar gritos de chegada sendo respondidos pelos outros da aldeia. Minha chegada fora anunciada. Minutos depois, chegaram três suiás armados com borduna, arco e muitas flechas. Esse armamento sugeria algo de muito anormal. Ninguém anda armado assim a toa. Chegaram gritando, gesticulando e tremendo muito. Beiço de pau tremendo é muito esquisito. Momentos inesquecíveis de medo. Só, à noite e cercado por um bando de aparência alucinada e muito nervosos.Meu futuro imediato não era nada promissor.

Na minha cabeça, a mil naquele momento, surgiu a seguinte indagação. Quem me mandou vir aqui? Que saudade de Copacabana! Que dor de corno!!! Todos, nervosos, um por um, se dirigiram a mim tremendo batendo várias vezes no meu ombro, com gestos e mímica me disseram claramente a mesma coisa que os outros suiás da ilha haviam me dito: a gripe.

Fiz um grande esforço para me manter com aparência serena. Mesmo apavorado, eu não deixava de falar repetidamente e com veemência, que aquilo era coisa do Orlando e não minha. Estou chegando agora, pôrra!

É claro que não entenderam nada. Torci para usarem a borduna, pois a pancada forte não se sente. Já me achava morto. Flecha, até matar, deve ser muito dolorido.

Porque me matar? Na cultura xinguana, o feiticeiro só faz feitiço enquanto vivo. Morreu, acaba tudo.

Por outro lado, eles deviam pensar. Como é que uma pessoa sozinha vai à aldeia de outro povo. No inicio de uma aproximação, época em que ainda não estão definidas as verdadeiras intenções de cada grupo. De paz ou espionar para beligerâncias futuras.

Na cultura dos povos primitivos não existe maluco. Deve ser mesmo um grande feiticeiro. Logo, pau nele. Foram chegando mais e mais índios em pequenos grupos. Todos armados e se dirigiram à mim da mesma forma que os outros.

Os já “apresentados” se reuniram à parte, e continuaram discutindo por gestos e tremiam. Eu achei que o tremor era por medo de me matar, pois seria uma declaração de guerra com o meu povo, que eles pensavam ser mais uma longínqua tribo. Neste momento, chegou o capitão (chefe) suiá (foto). Fez um discurso maior do que os dos outros. Por último, chegou seu filho Kuiuci (foto), com 18 anos, sem botoque nos lábios. Futuro chefe dos suiás. Este fez um discurso ainda maior. Muito “malandramente” encostou a sua mão no meu coração para ver se eu estava com medo.

O capitão (Chefe indígena)
O jovem Kuiuci

A essa altura, com um bom tempo já passado (talvez uns 40 minutos) e tendo sido envolvido por uma calma e resignação, meu coração já estava na marcha lenta, indicando nenhum medo. Mentiroso!

Com o Kuiuci o nervosismo do grupo terminou como por um encanto.

Ainda do alto do barranco, só de camisa, pedi a alguém que apanhasse o meu embornal na canoa. Tudo só por mímica. No embornal, estava o meu revolver embrulhado numa meia, indicando a minha total despreocupação, de início. A seguir, Kuiuci mandou que fosse andando em direção ao local onde o pessoal dos Villas Boas armaram as suas redes. Para andar peguei a lanterna e a acendi. Foi uma gritaria geral. Apaguei-a e peguei a mão do Kuiuci junto com a minha e voltei a acender a lanterna com o facho apontado para o alto. A calmaria voltou.

Naquele local, Kuiuci me mandou armar a rede. Respondi que não tinha. Só durmo no chão. Trouxeram uma. Pedi a lenha e acendi uma fogueira com bastante claridade. Para acendê-la, com fósforo, fiz gestos teatrais. O fósforo ainda era uma coisa inexplicável e, por isso mesmo, feitiço, aliás, de grande utilidade.

Em seguida, pedi a alguém para apanhar água numa lata. Um suiá se ofereceu e foi correndo com a lanterna. Com este ato, deve ter marcado pontos por sua coragem.

Depois de acomodado, sentado na rede, com bastante iluminação, os suiás me examinaram totalmente, tocando na minha barba, pés, mãos etc. Na oportunidade, trouxeram biju com peixe.

Como bom sinal, as mulheres também apareceram, e dentre elas a mulher do Kuiuci, que o chamava de “Kuiú”.

Esses índios não conheciam metal, ou era pau ou pedra. possuíam dois machados de ferro roubados da expedição do famoso cientista e explorador alemão, Von Den Steinen, em 1886. Em seu clássico livro “Brasil Central” registrou o roubo, mas fez que não viu.

Registre-se. Não me deixaram ir à aldeia. Kuiuci, ainda naquela noite, mandou que eu atirasse com a espingarda. Com medo de causar mais tumulto, neguei. Mas insistiu tanto que dei 2 tiros numa árvore. Nesse momento Kuiuci começou a rir, riu muito. Pela mímica e por certas palavras chave entendi que a finalidade era assustar os outros lá da aldeia que não sabiam a razão dos tiros. Deveriam estar apavorados. Que espírito de gozação! Kuiuci é, de fato, diferente.

Dormiram comigo dois homens bem armados. Kuiuci se justificou: os homens era para me proteger dos Txukarramães que os atacavam com bordunas. Mentira. Eles ficaram para me vigiar. Grande diplomata, o Kuiuci!! À noite eu poderia me transformar em onça ou coisa parecida.

Ele me pareceu muito inteligente não só pelo fato de não usar botoque, contrariando toda uma cultura, como por outras atitudes, como a gozação, a diplomacia etc. Merece mesmo ser o chefe e é até hoje.

No outro dia, dei injeção penicilina a quem tinha febre. Aos que tinham tosse, dei “populisticamente” o xarope, me servindo para tanto da tampinha de vidro como medida.

Sabia que, num grupo, algumas pessoas iriam se curar de qualquer maneira, o que seria creditado ao meu “feitiço”. Quanto aos não curados, era porque o feitiço que tinham era maior. O restinho do xarope que sobrou ficou com o pai do Kuiuci. No outro dia, como ninguém teve nada, ele me pediu que desse o xarope a ele. Conclui, o poder estava também em mim.

Após três dias fui embora. O dia de pegar o avião de volta estava próximo. Desci o Contissi-Missu na mesma canoa, agora com o Kuiuci e outro suiá.

Na viagem, Kuiuci deu um show de flecha. Matou alguns pequenos peixes em movimento. Às vezes errava.

Chegamos à ilha onde ficara a minha canoa. Despedimo-nos. Ai, eu e os dois casais de jurunas descemos o Suiá-Missu.

Cheguei a Diauarum um dia antes do avião, que agora chegou pilotado por outro piloto da FBC – nome .......... Voltei a Xavantina e depois ao Rio de Janeiro.

UM ANO APÓS

No outro ano, na mesma época, voltei ao Xingu numa outra canoa de minha propriedade, que ficava no campo da FAB no rio Kuluene – Jacaré.

Passando pelo Diauarum encontrei Cláudio Villas Boas, Raoni (Txukarramãe e meu velho conhecido) e Kuiuci, dentre outros. Como a língua destes índios são muito parecidas pedi ao Raoni que pedisse ao Kuiuci para falar sobre a minha visita na aldeia no ano passado.

Disse que tiveram medo de mim, como eu pensava. Por estar só, devendo por isso ser um grande feiticeiro.

Quanto aos toques em mim e muita falação, esclareceu o Cláudio que aquilo faz parte da “educação”. Eles tocam em você perguntando: Qual o seu nome? O da sua mulher? Os dos seus filhos? Na sua aldeia tem muito peixe? Muita taquara para flecha etc?

Quanto mais extensa a “falação”, maior é o status da pessoa. Daí o maior tamanho dos discursos do capitão e do Kuiuci.

Kuiuci, após a morte dopai, continua até hoje à frente dos suiás. Pretendo estar com ele, tão logo possa. Agora em Setembro de 2007 na FUNAI (em Brasília) ou no Xingu, quando gravarei entrevista para colher suas impressões após passados 48 anos.

Não sei porque só agora, passados tanto tempo, resolvi fazer este despretensioso registro e fatos ocorridos. Talvez motivado pela saudade daqueles tempos como também por me sentir quase no fim da “picada”. Quase!!

EM RECENTE VIAGEM AO XINGU (outubro de 2007), SERGIO VAHIA FEZ ALGUNS REGISTROS FOTOGRÁFICOS DOS SUIAS:

Sergio Vahia
Kuiuci hoje.



Indios olhando o álbum de fotografias dado como presente por Sergio.

3 comentários:

  1. Anônimo5:41 PM

    BOA NOITE,
    SOU GRANDE ADMIRADOR DA CULTURA INDIGENA, COMO ELA ERA NA ÉPOCA QUE VOCE NARROU, HOJE APÓS ESTE TEMPO DECORRIDO INFELIZMENTE VEJO OS MALEFICIOS "TRAZIDOS" PELO CONTATO.
    TE INVEJO POIS MUITO GOSTARIA DE PODER AO MENOS DE RELANCE VER ALGUMA ETNIA INDIGENA COM SEUS COSTUMES E TRADIÇÕES SEM A CONTAMINAÇÃO DE "COISAS DE BRANCO"
    UM GRANDE ABRAÇO.

    ATT.

    WELLINGTON VIEIRA.(mwvieirasat@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Hoje mudou muito os índios não usa alargador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma tradição que ficou ultrapassada. São incômodos e visualmente desagradáveis. O interessante é que alguns brancos usam alargadores nas orelhas e quando se arrependem, precisam passar por cirurgias para tentar recompor o órgão.

      Excluir