quarta-feira, maio 13, 2009

POR ONDE ANDA JOÃO NEVES?

POR ONDE ANDA JOÃO NEVES (Pontalina no cenário musical do Brasil) Faz três anos que venho trabalhando na conversão de antigos discos de vinil (LP’s e Compactos) para CD. É um trabalho muito agradável. Ouço músicas variados o dia inteiro, trinta dias por mês. Tenho encontrado verdadeiras raridades, por exemplo, um disco autografado pelos componentes do grupo Irakitan, de 1965! Um disco que me chamou bastante atenção foi um compacto de 1967, “João Neves com os Frenéticos”. O compacto foi encontrado em um lote de discos que pertenciam ao falecido amigo de Aloandia, Rezende Xavier. Rezende era responsável por boas festas que aconteciam na região (Pontalina, Aloandia, Joviania, Goiatuba, Morrinhos). Catalogando os discos, encontrei um compacto com a capa danificada e um vinil em estado razoável. O disco foi gravado pela RCA VICTOR, uma das maiores gravadoras do mundo, o que mostra que não foi apenas mais um daqueles discos que são gravados pelo próprio cantor para satisfação pessoal. JOÃO NEVES E OS FRENÉTICOS (poderiam ter inventado um nome artistico melhor) apresenta duas faixas, todas elas de autoria do próprio cantor, “Sou Estranho a Você” e “Quero Ser Feliz”. Vale lembrar que o período era o auge da Jovem Guarda e as duas faixas são tipicamente canções daquele período. João Neves Machado, nasceu em Pontalina, Estado de Goiás, em 21 de maio de 1943. Estudou em Goiânia no colégio Ateneu Don Bosco e em 1963 formou-se em Contabilidade, passando a exercer a profissão. Mas a música ocupava um lugar de grande destaque em sua sensibilidade. Assim, ingressou no conjunto “Os Magnatas da Bossa”, onde tocava guitarra e cantava, excursionando pelo Estado de Goiás. A primeira apresentação de Neves na televisão, aconteceu no programa “A Juventude Comanda”, de Arthur Rezende, tornando-se logo um artista de grande popularidade. Seu orientador musical, Domingos Faria, foi quem guiou-lhe os primeiros passos na carreira. Gostariamos de saber por onde anda João Neves. Quem tiver informações, não deixe de nos repassá-las. Depoimentos de amigos ou até mesmo parentes são bem vindos. Abaixo, a letra das duas músicas de João Neves: 

QUERO SER FELIZ 

 Meu bem, não me deixes assim tão só viver 
por favor, meu amor, quero ser feliz 
 Sei que sem ti vou sofrer mais e mais 
Até que um dia eu possa te encontrar 
Sentirei em meu coração uma saudade imensa 
Sem poder aliviar minha dor 

SOU ESTRANHO A VOCÊ 

 Sou agora estranho a você 
Sou sempre ninguém 
Vivo a procurar seu amor que perdi 
Sofro ao pensar no quanto te amei 
Sofro ao lembrar que não me quer 
Juro que algum dia você será minha 
 Sou infeliz tão longe assim 
Choro, imploro que tu voltes a mim 
 Sou agora estranho a você 
Sou sempre ninguém 
Vivo a procurar seu amor que perdi 
Beija me com todo ardor
 Aperte-me em seus braços, amor